A deglutição atípica ocorre quando há um movimento inadequado da língua e outras estruturas sem que haja alguma alteração na forma da cavidade oral. Ela ocorre geralmente por problemas de postura de cabeça, alteração do tônus muscular, da mobilidade e da sensibilidade dos lábios, língua, bochechas e palato mole. Já a deglutição adaptada, acontece quando ela é consequente de algum outro problema existente como uma oclusão ou respiração oral. A língua, nesse caso, se adapta a alteração de forma da cavidade oral, do tipo facial ou as características das funções existentes.
Se a deglutição é adaptada e secundária a uma má oclusão, mesmo havendo a correção ortodôntica por exemplo, essa adaptação pode não ser suficiente para a adequação da deglutição pois o seu mecanismo já foi automatizado pelos hábitos adquiridos antes do tratamento ortodôntico. Quando se corrige a má oclusão, a deglutição adaptada se torna atípica necessitando de intervenção fonoaudiológica para se adequar e ser feita da maneira correta.
Vale lembrar que é difícil encontrar alteração apenas em uma função como na deglutição, por exemplo. Normalmente, a pessoa que apresenta essa alteração, também possui alteração na fala e na mastigação já que todas essas funções são feitas com as mesmas estruturas

Compartilhe!