Na paralisia de Bell encontramos redução da mimica facial do lado afetado, assimetria facial, aumento da movimentação da musculatura da mimica facial do lado não afetado, podendo chegar à contratura muscular.
Além do tratamento médico, o tratamento fonoaudiológico é imprescindível para a sua recuperação em menor tempo. Este se dá a partir da manipulação da musculatura, ou seja, são feitas massagens específicas, estímulo térmico, exercícios miofuncionais e, hoje em dia, também usamos o laser de baixa potência.
O tratamento deve ser iniciado já no primeiro mês, considerada a fase aguda, e onde é utilizada a luz vermelha e infravermelha. Depois desse primeiro mês, passamos a usar só o infravermelho e, se o tratamento for iniciado somente após o terceiro mês, usamos também o infravermelho, porém aumentando a potência. A proposta do laser é estimular o nervo facial agindo como coadjuvante aos demais tratamentos já utilizados na fonoaudiologia.

Bibliografia:
Fono Laser – Laserterapia aplicada à fonoaudiologia. Planos Terapêuticos Fonoaudiólogos (PTFs) – Volume 1. Organizadora Pró Fono. Baurueri, SP: 2015.

Compartilhe!