Entenda as causas, sintomas e tratamentos para a Afonia.

O que é a afonia e como ela é causada 

Você já ouviu alguma pessoa dizer que está afônico ou que sofre de afonia? Mas afinal, o que significa esta patologia? A afonia trata-se de uma manifestação do organismo, mais especificamente da laringe, decorrente de diversos fatores ambientais e psicológicos. É quando uma pessoa tem a perda total da voz. Geralmente não causa dor ou incômodo, mas pode impactar diretamente a fala de forma repentina ou gradual, dependendo do paciente. 

Embora não haja sintomas aparentes, há fatores que têm fortes correlações para que a afonia aconteça. Tais como: fatores ambientais e psicológicos, como por exemplo a ansiedade, estresse, nervosismo ou até mesmo por inflamações na garganta e nas pregas vocais.

Mas, há outros motivos que podem ser mais preocupantes como refluxo gástrico, pólipos, nódulos ou granulomas na laringe ou pregas vocais e substâncias como álcool e tabaco. Por isso, os especialistas alertam a necessidade de investigar os sintomas já que nestes casos a afonia irá apresentar dor, dificuldade de engolir e às vezes até inchaço. Em fatores mais comuns, a afonia pode ter melhoras em poucos dias. Mas quando se trata das complicações citadas, é necessário um diagnóstico e tratamento específico. 

Qual o tratamento para a afonia?

Quando a afonia não tem nenhuma relação direta com alguma doença e não tem nenhuma causa clínica, o tratamento é feito diretamente com um fonoaudiólogo, que realizará exercícios específicos para estimular as pregas vocais e fará um acompanhamento indicando o consumo dos alimentos corretos e a hidratação necessária.  

Porém, em casos que a afonia é desencadeada por um sintoma relacionado a alergias, inflamações, nódulos ou pólipos, o quadro clínico deve ser analisado por um otorrino ou por um clínico geral que fará os exames e avaliará qual são os tratamentos possíveis a se fazer, como medicamentos, alimentos e o encaminhamento a um fonoaudiólogo. Em determinados quadros ambos especialistas trabalharam em conjunto para garantir o sucesso dos protocolos.  

Além disto, quando a afonia for desencadeada por algum transtorno psicológico como: estresse, ansiedade, irritabilidade, nervoso ou outras patologias, o médico recomendará além de um fonoaudiólogo, um tratamento com um terapeuta para que possa haver um acompanhamento e assim, eliminar os fatores diretamente. 

Como prevenir a Afonia

Mas, como costumam dizer, “melhor prevenir do que remediar”, portanto uma boa alternativa é garantir determinados cuidados para que a afonia possa ser minimizada caso aconteça. Uma vez que, a voz é imprescindível para todas as pessoas, muitas a utilizam para trabalhar e todos para se expressar e por isso, devemos ter cuidados constantes. 

Portanto, devemos evitar, principalmente de fazer o uso excessivo da voz, como gritar ou sussurrar, atos que prejudicam diretamente a estrutura das pregas vocais. Além disso, precisamos sempre manter as pregas bem hidratadas, por isso é necessário tomar bastante água, não tomar nenhuma bebida demasiadamente quente ou fria e comer alimentos nutritivos, como frutas (uva, maçã, pêra, laranja) por exemplo, que podem auxiliar na saúde da voz. 

Evite fazer o uso de álcool e também de tabaco, pois são grandes vilões para as pregas vocais e muitos outros problemas de saúde. Faça uma consulta periódica com especialistas como clínicos gerais e fonoaudiólogos e tenha hábitos saudáveis em seu estilo de vida.

Compartilhe!